Mais de dois anos depois da primeira solicitação da SuperVia para a Prefeitura do Rio interromper as construções irregulares erguidas na calçada da linha férrea na Rua Turi, em Pilares, na Zona Norte do Rio, nada foi feito.
Segundo a concessionária de trens urbanos, a situação cria riscos ao sistema ferroviário e à rede aérea.
Documentos internos da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano a demora ocorre devido às sucessivas mudanças estruturais e de gestão e por causa da pandemia de Covid-19.
Em julho de 2021, a concessionária enviou uma nova solicitação que só foi respondida em julho deste ano, quando a pasta disse que o pedido deveria ser feito à Secretaria Municipal de Ordem Pública.
A BandNews FM procurou a Prefeitura do Rio, que não se posicionou.
Já a SuperVia, afirma sempre que identifica novas construções irregulares junto ou muito próximo à faixa de domínio da via férrea, a concessionária comunica o fato aos órgãos do governo e judiciais que tenham autoridade sobre a questão, assim como às polícias Civil e Militar. Esse modelo de ação leva em conta o fato de que a concessionária necessita do apoio das autoridades públicas para a retirada das construções estabelecidas nesses locais porque podem oferecer risco à operação ferroviária.
*Estagiário sob supervisão de Luanna Bernardes