A Prefeitura do Rio dá início aos estudos técnicos de um projeto que pretende reduzir os alagamentos em Guaratiba, na Zona Oeste. A Rio-Águas, fundação vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura, é responsável pelo projeto, direcionado para o bairro Jardim Maravilha. O investimento inicial é de R$ 5,7 milhões e o prazo do contrato é de 12 meses.
Segundo a prefeitura, os alagamentos em dias de chuva são comuns pois a área é situada na mancha de inundação do Rio Cabuçu-Piraquê. A expectativa é que cerca de 23 mil moradores da região sejam beneficiados com as obras.
O prefeito Eduardo Paes afirma que a Rio-Águas tem estudado uma solução definitiva, como a construção de um dique.
É estudada a criação de uma barreira por meio de uma área aterrada e elevada, que vai reter a água ao longo do curso do rio e nos limites do loteamento. Um canal auxiliar também deverá ser construído para receber a água das chuvas.
Ruas também podem ser pavimentadas e urbanizadas para facilitar o escoamento. Um total de 28 quilômetros deve receber sistema de drenagem e de esgotamento.
Ainda segundo a prefeitura foram liberados recursos para fazer o Bairro Maravilha em uma área de 320 mil metros quadrados. O início das obras está previsto para setembro. O programa faz a recuperação de áreas da cidade que sofrem com a falta de infraestrutura urbana.