Prefeitura embarga obra de heliponto na Praia da Reserva, Zona Oeste do Rio

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima está elaborando um relatório para saber se houve danos ambientais com as intervenções

Por Daniel Henrique

obras de criação de Heliponto na Praia da Reserva
BandNews FM

A Prefeitura do Rio embargou uma obra irregular que estava em andamento no Parque Natural Municipal Nelson Mandela, na Praia da Reserva, Zona Oeste do Rio. O local seria um heliponto. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima está elaborando um relatório para saber se houve danos ambientais com as intervenções.

Um ouvinte da BandNews FM, que passa pelo local diariamente, estranhou a presença de materiais de construção em um ponto próximo ao quiosque Pesqueiro, em uma área de preservação ambiental.

O funcionário de um dos quiosques, identificado como José Cláudio, falou sobre a movimentação das obras.

"Eles tavam construindo há uns 15 dias. Aí, nessa semana, eles vieram segunda e terça, mas na quarta e quinta não vieram. Na segunda, a Polícia Ambiental esteve no local, mas não sei o que resolveram. Preservação, não poderiam. Largaram o material aí."

O Subprefeito da Barra da Tijuca, Raphael Lima, explica que o terreno é particular, mas o dono não tem a autorização para a realização da obra.

"Esse terreno é um terreno particular, entre alguns que tem na Reserva. Mesmo sendo reserva, área de proteção ambiental, existem vários proprietários. Algumas pessoas acabam não sabendo disso, mas é uma realidade. Mas, mesmo sendo particular, ele precisa de todas as licenças para fazer qualquer tipo de intervenção. Essa obra em questão não tem autorização da Secretaria de Meio Ambiente, não tem licença."

A partir das denúncias, equipes da Subprefeitura e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima foram até o local e embargaram a obra.

A reportagem da BandNews FM foi até o ponto nesta sexta-feira (5) e encontrou o material da obra abandonado, sem ninguém trabalhando.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.