Um acordo que vai permitir a ampliação da malha internacional aéreas com companhias nacionais e estrangeiras foi firmado entre a prefeitura do Rio e a Embratur nesta quinta-feira (8). O objetivo é implementar um monitoramento de dados em estatísticas do turismo carioca. A assinatura do acordo aconteceu durante um evento no Aeroporto Internacional do Rio, na Ilha do Governador, na Zona Norte da capital.
A parceria comemora ainda o recorde de movimentação de turistas internacionais no Brasil em 2023, que injetou 34,5 bilhões de reais no país. O valor supera o do ano de 2014, quando o Brasil foi sede da Copa do Mundo.
Segundo o prefeito do Rio, Eduardo Paes, a cidade tem problemas, mas é um lugar especial e que, com investimento, pode alavancar o PIB do país.
De acordo com o ministro do Turismo, Celso Sabino, o Carnaval 2024 pode gerar uma receita para o setor de 9 bilhões de reais, em um período de dez dias.
A expectativa é de que 200 mil turistas estrangeiros visitem o país nesse período.
No Rio, o Aeroporto do Galeão deve receber mais de 510 mil passageiros durante o Carnaval. O número total de voos esperados é 105% maior do que no mesmo período de 2023. 312 mil passageiros de voos domésticos e 198 mil de voos internacionais são esperados no aeroporto.