A Prefeitura do Rio e o BNDES lançam nesta terça-feira (23) o edital para um projeto de revitalização do Cais do Valongo, na Zona Portuária do Rio, que vai incluir a construção de um museu no local. O valor do investimento não foi divulgado.
O anúncio foi feito durante a reabertura do Espaço Cultural BNDES, no Centro do Rio, nesta segunda-feira (22). O local vai voltar a receber espetáculos após três anos sem apresentações.
Segundo o prefeito Eduardo Paes, o projeto de revitalização do Cais do Valongo vai representar um grande avanço cultural para a cidade do Rio.
Ainda segundo o prefeito, no evento de lançamento do edital nesta terça, também estarão presentes as ministras da Cultura, Margareth Menezes, e da Igualdade Racial, Anielle Franco.
Em 2018, o Cais do Valongo recebeu o título de Patrimônio Mundial da Unesco. Dos mais de quatro milhões de africanos escravizados no Brasil entre os séculos XVI e XIX, aproximadamente 60% entraram no país pelo Rio de Janeiro, cerca de 1 milhão diretamente pelo Cais.