Prefeitura do Rio vai convocar 1.240 profissionais da Educação em março

Dentre eles, 570 são dos bancos de aprovados em concursos anteriores, enquanto 670 serão contratações temporárias para suprir afastamentos

Por João Gabriel Peres (sob supervisão)

Prefeitura do Rio vai convocar 1.240 profissionais da Educação em março
Tânia Rêgo/Agência Brasil

Após o início do ano letivo na rede municipal de ensino do Rio ser marcado pela falta de professores e turmas com cargas horárias reduzidas, a Prefeitura anuncia a convocação de 1.240 profissionais ao longo de março. Dentre eles, 570 são dos bancos de aprovados em concursos anteriores, enquanto 670 serão contratações temporárias para suprir afastamentos. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, outra medida emergencial tomada foi levar para as salas de aula educadores que estavam alocados em funções administrativas. O secretário de educação do município Renan Ferreirinha comemorou a chegada dos professores, mas não estabeleceu um prazo para o início da atuação desses profissionais:

Segundo relatos de pais e responsáveis, diversas escolas municipais estão sem professores de matérias específicas e em mau estado de conservação e limpeza. Em uma unidade em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio, as aulas chegaram a ser suspensas temporariamente por falta de água e de merenda. A dona de casa Camila Beatriz, mãe de um aluno do segundo ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Primário Atenas, em Inhoaíba, na mesma região, conta que o filho não tem nem metade da carga horária correta:

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação disse que 4.541 novos educadores passaram a integrar a rede municipal desde 2021. Ainda segundo a pasta, o município está oferecendo aos profissionais a possibilidade de fazer a chamada dupla regência, que é a ampliação de horas de trabalho. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.