A Prefeitura do Rio promove o Dia D de vacinação contra a gripe no próximo sábado (9). Na campanha, as 237 unidades básicas de saúde ficam abertas das 8:00 às 17:00.
Nesta terça-feira (9), a Secretaria Municipal de Saúde inaugurou um novo ponto especial de vacinação contra a doença na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.
Os outros três pontos especiais ficam no Calçadão de Campo Grande e na estação do BRT Magarça, em Guaratiba, na mesma região, e no Shopping Madureira, na Zona Norte.
Inicialmente, os pontos ficam abertos até o Dia D, mas o funcionamento pode ser prorrogado.
A vacinação está disponível para pessoas a partir dos seis meses de idade. O secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, explica a importância da imunização desde já, pois o pico histórico de casos de Influenza costuma acontecer no inverno.
O pico de casos é sempre no mês de julho e agosto. São os dois meses com maior incidência de gripe. E essa vacina já está atualizada para as cepas que estão circulando neste ano. Então, o ideal é que as pessoas procurem se vacinar o quanto antes, pra que quando a gente esteja no pico da doença da gripe, as pessoas já estejam protegidas, diz o secretário.
A vacina, produzida pelo Instituto Butantan, protege contra três tipos de gripe: Influenza A (H1N1), H3N2 e Influenza B, e leva até 28 dias após a aplicação para que a imunização seja completa.
O número de mortes em decorrência da doença na cidade subiu para 16 em 2024. 193 pessoas estão internadas em estado gravíssimo.