Prefeitura do Rio monta esquema especial para Bienal do Livro

O evento, que comemora 40 anos em 2023, teve início nesta sexta-feira (1°) e acontece até o dia 10, no Riocentro , na Zona Oeste

Por Gustavo Sleman

Prefeitura do Rio monta esquema especial para Bienal do Livro
Bienal do Livro do Rio de Janeiro abre nesta sexta e celebra 40 anos
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Prefeitura do Rio organizou um esquema especial para a Bienal do Livro. O evento, que comemora 40 anos em 2023, teve início nesta sexta-feira (1°) e acontece até o dia 10, no Riocentro , na Zona Oeste. 

Nos fins de semana do evento e no feriado da Independência, o BRT vai contar com um serviço especial, das 9h às 21h, partindo do Terminal Paulo da Portela, em Madureira, até o Terminal Recreio, com parada na estação Olof Palme, a mais próxima à entrada do festival. 

Já nos dias úteis, segundo a MOBI-Rio, a frota de ônibus vai ser reforçada, com os coletivos saindo a cada 10 minutos, nas linhas 50 (Jardim Oceânico x Centro Olímpico), 51 (Recreio x Vila Militar) e 41 (Madureira x Recreio - Expresso). 

Aos sábados, domingos e feriados, quando a expectativa de público da Bienal do Livro é maior, a Rua Pedro Calmon vai ser interditada entre a Avenida Salvador Allende e a Rua Abrahão Jabour, das 8h às 23h.

 Funcionários da CET-Rio e operadores de tráfego contratados vão atuar na região para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, além de orientar pedestres e motoristas. 

Durante o evento, a Guarda Municipal do Rio vai atuar com 40 agentes por dia em apoio à Bienal do Livro. As ações vão ter início sempre duas horas antes da abertura dos portões e se estendem até o encerramento. 

De acordo com a Prefeitura, o efetivo é posicionado estrategicamente em todos os acessos aos pavilhões do Riocentro, além da presença de cinco viaturas para situações de emergência. 

A Comlurb também vai contar com uma operação especial de limpeza na Bienal do Livro. Ao todo, oito garis vão atuar nos serviços de varrição e coleta de resíduos, sendo quatro de 7h às 15h e outros quatro, de 15h às 22 horas. Um caminhão compactador dará o destino correto aos resíduos gerados. 

Dentro do Riocentro, a Secretaria Municipal de Educação montou um espaço de 150 m2 para receber mais de 30 mil alunos e professores da rede, bem como os visitantes, com uma programação variada e pensada para todas as idades.

Mais notícias

Carregar mais