Prefeitura do Rio lança programa para pessoas em situação de rua

De acordo com o município, a iniciativa vai oferecer 10 moradias por um ano, com foco em mulheres adultas, de 18 a 59 anos, grávidas, puérperas ou com bebês de até 2 anos

Por Ana Paula Jaume (sob supervisão)

Foto Site
Foto SIte

A Prefeitura do Rio lança programa para pessoas em situação de rua. O  "Lares Cariocas" vai oferecer moradias mobiliadas no Centro e, posteriormente, em outros bairros.  

De acordo com o município, a iniciativa vai oferecer 10 moradias por um ano, com foco em mulheres adultas, de 18 a 59 anos, grávidas, puérperas ou com bebês de até 2 anos.  

Equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Secretaria Municipal de Saúde já identificaram mulheres nessa situação. Os imóveis vão ser disponibilizados a partir desta sexta-feira (27), em locais próximos de onde vivem essas pessoas.

Segundo a secretária de Assistência Social, Maria Domingas Pucú, o "Lares Cariocas" tem o objetivo de dar mais autonomia às mulheres em situação de rua, fazendo com que elas não voltem às ruas.

O participante vai ter acompanhamento individual e familiar, por um ano, por profissionais de assistência social e psicologia em parceria com as demais políticas públicas, como saúde, educação, trabalho e renda.  

O modelo é mais econômico do que o dos abrigos convencionais. Cada pessoa em situação de rua acolhida custa, por mês, cerca de R$ 5 mil. No Lares Cariocas, o custo será de cerca de R$ 1,3 mil por pessoa.

O "Lares Cariocas" é baseado na metodologia do "Housing First", desenvolvida nos EUA. Este modelo permite que as pessoas em situação de rua possam ser inseridas no contexto da cidade, criando assim um processo de verdadeira cidadania. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.