Com apenas um clique, órgãos públicos e a sociedade podem ter acesso aos dados atualizados sobre as mais diversas pastas que compõem a administração municipal. É o que promete a plataforma Datalake, o primeiro banco de dados públicos do mundo, lançado pela Prefeitura do Rio, nesta sexta-feira (10).
Segundo o chefe-executivo de Dados da cidade, João Carabetta, o projeto funciona como uma espécie de escritório, que vai permitir acesso às informações desde os ônibus até a movimentação de alunos nas escolas.
Além disso, de acordo com João Carabetta, uma parceria com uma empresa alemã vai possibilitar a identificação precoce de construções irregulares.
Esse é um dos passos tecnológicos dados pela cidade. No dia 31 de maio, a Prefeitura formalizou o projeto Hug Porto Maravalley, que pretende transformar a Zona Portuária em um polo tecnológico para startups.
Além disso, a iniciativa pretende unir educação e tecnologia, com a criação de um novo campus do Instituto de Matemática Pura e Aplicada na mesma região.