Prefeitura do Rio destina valor menor do que o previsto para campanhas educativas no trânsito

2,7% dos valores arrecadados com multas de trânsito é menos do que prevê a lei municipal de 2019

Por Fernanda Caldas

O porcentual é menor do que o previsto em uma lei municipal de 2019
Detran PR/Divulgação

A Prefeitura do Rio destinou em média 2,7% dos valores arrecadados com multas de trânsito para campanhas educativas de prevenção de acidentes em 2024. O porcentual é menor do que o previsto em uma lei municipal de 2019. 
 
O texto prevê que 5% dos valores arrecadados com multas no município devem ser destinados à conscientização da população sobre acidentes de trânsito. 
 
Até outubro de 2024, a cidade arrecadou aproximadamente R$ 261 milhões com as advertências e apenas cerca de R$ 7 milhões foram repassados para campanhas educativas até o dia 5 de novembro. Os dados foram obtidos pela BandNews FM através da Lei de Acesso à Informação. 
 
No ano passado, a Prefeitura também não cumpriu com a determinação prevista em lei. Em 2023, 4,15% dos valores arrecadados foram utilizados na conscientização. 
 
Para o advogado especialista em trânsito e colaborador de uma ONG de vítimas de trânsito, José Walter de Oliveira Junior, os recursos para as campanhas são essenciais para que a população melhore na hora da direção. 
 
Ao mesmo tempo, de janeiro a setembro de 2024, a capital fluminense registrou um aumento de 37% no número de acidentes de moto. O número é de um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde que leva em conta os atendimentos em nove hospitais de urgência e emergência da rede municipal de saúde. Ao todo, foram registrados 23.613 atendimentos a pacientes vítimas de acidentes de trânsito, sendo 14.073 envolvendo motocicletas. 
 
Além disso, um levantamento feito pela BandNews FM com base no relato dos ouvintes registrou uma média de 2,4 acidentes por dia nos últimos 15 dias. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.