Prefeitura do Rio declara epidemia de Dengue com aumento no número de casos

Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, é um dos locais mais afetados

Redação Site

Prefeitura do Rio declara epidemia de Dengue com aumento no número de casos
Somente em 2024, já são mais de oito mil registros de dengue
Josué Damacena/Fiocruz

A Prefeitura do Rio decreta epidemia de dengue na cidade. Até o momento, o município registrou mais de 10.150 casos da doença, contra cerca de 22.900 ao longo de todo o ano passado.  

Em uma semana de janeiro, a capital fluminense chegou a ter 3 mil casos de dengue, enquanto em janeiro do ano passado, o máximo registrado foi de 200 casos.

O secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, explicou que a tendência é de que os casos continuem aumentando nos próximos meses.

Pela primeira vez na história, três variantes do vírus circulam no Rio: os tipos 1, 2 e 4. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a maior quantidade de sorotipos aumenta as chances de infecção. O calor e as enchentes recentes em alguns pontos da cidade em decorrência das chuvas também influenciam o panorama atual.

A região de Campo de Grande e de Guaratiba, na Zona Oeste, é a que mais registra casos de dengue. Diante do cenário, a prefeitura anunciou 150 pontos de hidratação. Além disso, 20 leitos vão ser destinados para pacientes no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, na Zona Norte. O município anunciou ainda 16 carros fumacê pela cidade, além da criação de um centro de monitoramento.  

Agentes da Prefeitura também vão entrar compulsoriamente em imóveis e terrenos, podendo multar e fazer a capina e mandar a conta para os proprietários, mas essa seria uma medida de exceção.  

A expectativa da Prefeitura é começa a vacinar, ainda neste mês, crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, contra a dengue. 354 mil pessoas devem ser imunizadas.

O secretário municipal de Saúde Daniel Soranz também adiantou que um estudo vai ser realizado com moradores de Guaratiba, entre 20 e 40 anos, para avaliar a efetividade do imunizante em adultos no Brasil.

Segundo levantamento do município, a cada três casos de dengue, dois os mosquitos estão na casa do paciente.

Mais notícias

Carregar mais