Prefeitura do Rio começa recomposição da iluminação histórica do Centro

Serão revitalizadas 104 luminárias e outras 202 vão ser recolocadas em 30 ruas da região

Por Leonardo Macachero

Prefeitura do Rio começa recomposição da iluminação histórica do Centro
Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio deu início nesta quarta-feira (1º) à recomposição da iluminação histórica do Centro da cidade. Serão revitalizadas 104 luminárias e outras 202 vão ser recolocadas em 30 ruas da região. A ação faz parte do projeto urbano Reviver Centro.  

A iniciativa visa colaborar na revitalização do bairro e ajudar a atrair mais visitantes e novos moradores. Na Rua do Mercado, primeira a ser atendida, foram recuperadas 12 luminárias. De acordo com o subprefeito do Centro, Alberto Szafran, a iniciativa colabora também com a segurança da região.

Para tirar o projeto do papel, foi feito um mapeamento das luminárias existentes pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e pela GEL Centro. Já a Rioluz, elaborou os mapas de iluminação para essas ruas, adequando os equipamentos antigos às necessidades atuais das vias públicas, como explica o presidente da companhia, Paulo Cezar dos Santos.

O trabalho deve durar até o fim do mês de setembro e tem investimento de R$ 14 milhões. A ação deve ter uma segunda etapa, abrangendo outras áreas do Centro.  

A prefeitura espera que nos próximos anos a região receba mais de 15 mil novos moradores. De 2021 até agora, já são seis empreendimentos lançados na região portuária, somando mais de cinco mil e seiscentas unidades residenciais.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.