Prefeitura do Rio anuncia quarto adiamento da operação do sistema de bilhetagem Jaé

Os anúncios foram feitos pelo prefeito Eduardo Paes nesta quarta-feira (8)

Por Guilherme Faria

Prefeitura do Rio anuncia quarto adiamento da operação do sistema de bilhetagem Jaé
Prefeito Eduardo Paes nesta quarta-feira (8)
BandNewsFM

A operação exclusiva com o Jaé é adiada para 1º de julho e a billhetagem eletrônica no Rio deve passar para o comando da mesma empresa que atua na Região Metropolitana de São Paulo. Os anúncios foram feitos pelo prefeito Eduardo Paes nesta quarta-feira (8). 

A nova gestora do sistema deve ser a Autopass, empresa que ficou na quarta colocação no critério financeiro da licitação da concessão. A companhia paulista negocia a aquisição do sistema com o consórcio vencedor do certame e já formalizou o interesse à Prefeitura do Rio. 

Este foi um dos motivos que levaram o Município a adiar o início da operação exclusiva em cinco meses. Antes do anúncio do quarto adiamento, a implementação estava marcada para o dia 1º de fevereiro. 

Além da mudança de titularidade, a dificuldade na integração do sistema do Jaé com o do Riocard foi outro fator que levou ao adiamento, segundo o prefeito Eduardo Paes, que garantiu que a operação exclusiva vai começar em julho. 

Então está adiado para 1º de julho a implantação do sistema Jaé na cidade do Rio de Janeiro. Razões do adiamento, razão número 1: o Estado não conseguiu obrigar a RioCard a integrar os sistemas, apesar de negociações que vêm desde 2021, e eu repito, tenho provas em relação a isso. Eu posso provar com documentos e teremos aí cinco meses para compatibilizar esses temas. Gravem o que eu estou falando aqui agora, porque de 1º de julho não vai passar

De acordo com Paes, apesar das dificuldades, já existem conversas com o Governo do Estado sobre a integração dos sistemas desde 2021. 

Durante a entrevista coletiva, Paes voltou a defender a mudança da bilhetagem eletrônica, afirmou que a gestão da Riocard é como uma "raposa cuidando do galinheiro" e chamou a Fetranspor de "máfia".

Ao falar sobre a possível aquisição do sistema pela Autopass, Paes afirmou que o processo depende de uma análise da prefeitura.

Na tarde de ontem, eles disseram: 'Prefeito, nós estamos fazendo essa aquisição, solicitaremos formalmente autorização do município para que a estrutura societária, a empresa responsável, responda, então nós vamos formalizar esse pedido amanhã . E a gente gostaria de rever procedimentos, parte técnica e tal. O que eu faço com esse pedido? Eu encaminho para a secretária Maína, já fiz isso hoje, para que ela analise. A prefeitura tem que autorizar isso. Se a empresa respeitar os requisitos legais que foram os requisitos exigidos no processo licitatório, se preencher esses requisitos legais, a prefeitura autorizará a transferência da titularidade do nosso empregado, essa empresa é nossa empregada

De acordo com a Prefeitura, aproximadamente um milhão de cadastros já foram feitos no sistema do Jaé. Além disso, 700 mil cartões já foram emitidos. 

Procurada, a Autopass confirmou que está em negociações avançadas para a aquisição do sistema de bilhetagem eletrônica do município do Rio. 

Em nota, a Riocard afirmou que sempre apoiou o processo de transição para o novo sistema e que, apesar de não considerar a mudança necessária, respeitou a decisão da Secretaria Municipal de Transportes. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais