Prefeitura de Petrópolis corta verba de obras para 2024

Contingenciamento é nas intervenções que visavam prevenir desastres naturais ocorre quase dois anos após o temporal que deixou mais de 230 mortos e cerca de mil desabrigados no município

Por Carlos Briggs

Nenhuma casa começou a ser contruída para os moradores que vivem em áreas de risco
Reprodução

A Prefeitura de Petrópolis cortou R$2,6 milhões do orçamento do ano que vem para obras de contenção de encostas e consegue na Câmara de Vereadores a aprovação para a criação de três novas secretarias, que por ano, vão custar pouco mais de R$4 milhohões aos cofres da cidade da Região Serrana.

As mudanças ocorreram na mesma semana. O contingenciamento é nas intervenções que visavam prevenir desastres naturais ocorre quase dois anos após o temporal que deixou mais de 230 mortos e cerca de mil desabrigados no município. Enquanto isso, a cidade ganha as pastas de Direitos e Políticas Públicas das Mulheres, da Pessoa com Deficiência, Mobilidade Reduzida e Doenças Raras e de Economia Solidária, Trabalho e Renda. Juntas as secretarias vão render 52 novos cargos.

Desde a tragédia de 2022, nenhuma casa começou a ser contruída para os moradores que vivem em áreas de risco ou que perderam tudo. Em nota, o prefeito Rubens Bomtempo destacou vem realizando 174 obras de grande e médio porte por toda a cidade e que, desse total, 99 já estão concluídas, 48 em andamento e 27 em fase de licitação.

No entanto, os moradores da região contestam a versão apresentada pelo prefeito.

Ainda de acordo com o comunicado da prefeitura, a maioria das obras é de contenção. Entre as regiões que passam por intervenções, de acordo ainda com o município, estão Alto da Serra, Chácara Flora, na Vila Felipe, Sargento Boening e Morro da Oficina.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.