A Prefeitura do Rio cria o Programa Municipal de Enfrentamento ao Feminicídio. A iniciativa busca prevenir e combater os casos de violência extrema contra as mulheres e meninas na cidade, promovendo o fortalecimento da rede de atendimento às vítimas.
O programa também visa estimular parcerias entre órgãos governamentais, fomentar estudos e debates a fim de propor políticas públicas que ajudem a combater a violência de gênero e produzir dados periódicos que documentem os casos de violência contra a mulher no município.
Entre as medidas a serem implementadas pelo programa estão ações de formação e sensibilização de agentes públicos a respeito do tema, realização de campanhas socioeducativas com a população e a elaboração de protocolos municipais para atendimento às mulheres em situação de violência. Indicadores serão criados para avaliar a efetividade das políticas públicas desenvolvidas.
A medida é acompanhada pelo Programa de Defesa Pessoal para Mulheres, que oferecerá às mulheres interessadas um curso de defesa pessoal voltado à dissuasão da violência doméstica e familiar, com aulas, palestras, seminários e workshops.
*Estagiário sob supervisão de Pedro Dobal