A Prefeitura do Rio publica uma consulta pública com prazo de 30 dias para Parceria Público Privada do Complexo Hospitalar Souza Aguiar, no Centro do Rio. O investimento previsto de R$ 746 milhões de reais ao longo de um contrato de 32 anos é referente aos serviços que não estão diretamente relacionados ao atendimento médico, como alimentação, estacionamento e manutenção predial.
Para o presidente da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos, Gustavo Guerrante, a PPP pode concentrar mais de 100 contratos administrativos pequenos em apenas um contrato de concessão, melhorando a qualidade do atendimento.
“Tudo aquilo que é não assistencial seria prestado por uma única concessionária. Hoje a gente tem um serviço pulverizado, um serviço dessa parte não assistencial que é feita por uma coleção de contratos. Claro que isso traz ineficiência, faz o serviço mais caro, mais difícil de fiscalizar. A gente espera, com isso, ter um ganho de eficiência e qualidade no atendimento e melhorar a prestação de serviço no Souza Aguiar, que é o maior Hospital e também o maior em número de atendimentos no Rio de Janeiro, o mais importante deles”, diz ele
Nos três anos iniciais, a previsão é a de que sejam investidos cerca de R$ 407 milhões para a renovação de todo o parque tecnológico do conjunto, como equipamentos e materiais, além da manutenção e modernização dos centros de tratamento.
Nesta Consulta Pública, o município espera receber contribuições e sugestões referentes a Parceria Público Privada de investidores e da sociedade civil. Com isso, o material recebido será avaliado e alguns pontos poderão ser integrados ao texto do edital.