Prefeitura afirma que vai fiscalizar prédio do antigo Hospital IV Centenário

O imóvel de mais de 10 andares está com estruturas completamente enferrujadas

Por Amanda Oliveira

Prédio do Hospital IV Centenário sofre com abandono
Reprodução

Após denúncias da BandNews Fm sobre o abandono no prédio do antigo Hospital IV Centenário, em Santa Teresa, no Centro do Rio, a Prefeitura afirma que vai fazer uma fiscalização no local ainda nesta semana. O imóvel de mais de 10 andares está com estruturas completamente enferrujadas. No terreno, o mato está alto e objetos estão jogados no chão.  

O edificio não é utilizado há 15 anos. Diante da situação, moradores do entorno reclamam da sensação de insegurança devido às constantes invasões no prédio. Segundo relatos, o antigo hospital teve todas as janelas e aparelhos de ar condicionado roubados, além das paredes quebradas e os fios cortados.  

O terreno, onde funcionava uma unidade particular de saúde, estava desapropriado desde 2008 e foi arrematado pela prefeitura em 2011, mas permanece sem uso. O município chegou a considerar transformar o local em uma unidade de Polícia Pacificadora em conjunto com o Governo do Rio, porém a proposta nunca saiu do papel.

Os próprios moradores dão sugestão sobre o que poderia ser o espaço.

Em 2017, a Justiça do Rio condenou a Prefeitura a realizar manutenção do terreno. Após uma vistoria foi identificado que o espaço estava sendo cuidado pelo município e o processo foi arquivado em outubro do ano passado.  

Em nota, o Ministério Público disse que qualquer evidência de descumprimento da sentença, o fato deve ser informado à promotoria responsável pelo caso.  

A Secretaria Municipal de Fazenda informou que a Superintendência Executiva de Patrimônio Imobiliário e a Conservação realizam frequentes ações no prédio para fechar os acessos ao imóvel e inibir eventuais invasões.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.