Na contagem regressiva para o início da festa no Sambódromo, o prefeito Eduardo Paes visita os barracões das escolas na Cidade do Samba, na Gamboa, Região Portuária do Rio. Por causa da pandemia, o Carnaval deste ano foi transferido para o feriado de Tiradentes e ficou restrito aos desfiles na Marquês de Sapucaí e na Intendente Magalhães.
Neste sábado (16), o político conheceu um pouco do que as agremiações vem preparando. Durante a agenda, Paes ressaltou a importância do Carnaval para a cidade do Rio e para o Brasil. Na análise dele, além de promoverem a cultura nacional, as festividades também representam inclusão.
Acompanhado pelos presidentes da Riotur, André Duarte, e da Liga Independente das Escolas de Samba, Jorge Perlingeiro, o prefeito visitou os 14 barracões na Cidade do Samba: 12 das escolas do Grupo Especial e dois do Grupo de Acesso.
Em 2022, o Samdódromo vão ter seis dias de desfiles. O pontapé inicial acontece com a Série Ouro, antigo Grupo de Acesso, nos dias 20 e 21. Já nos dias 22 e 23, desfilam desfilam as escolas do Grupo Especial.
No dia 24, é a vez dos desfiles das crianças, enquanto no dia 30, as seis escolas mais bem colocadas do Grupo Especial voltam a desfilar no Desfile das Campeãs.