Prefeitas de cidades internacionais pedem ações mais concretas contra mudanças climáticas

Declarações foram dadas durante Urban 20, no Rio de Janeiro

Por João Boueri

Prefeitas de cidades internacionais pedem ações mais concretas contra mudanças climáticas
Reunião do Urban 20, neste domingo (17)
Alexandre Brum/G20 Brasil

A prefeita da cidade de Phoenix, do estado do Arizona nos Estados Unidos, afirma que as políticas públicas para garantir um melhor desenvolvimento dos municípios são bipartidárias. A declaração foi dada neste domingo (17), após Kate Gallego ter sido questionada sobre a transição do atual presidente Joe Biden para o presidente eleito Donald Trump. 
 
Kate é também vice-presidente do C40, rede global de prefeitos responsável pela formação do Urban 20, fórum do G20. 
 
No Rio de Janeiro, ela disse que há 350 cidades norte-americanas que estão comprometidas com o Acordo de Paris, um tratado internacional sobre o enfretamento às mudanças climáticas. 
 
Durante a manhã deste domingo (17), a Cúpula dos Prefeitos do G20 entregou o documento final ao presidente Lula. O texto destacou a necessidade de repassar US$ 800 bilhões anualmente aos municípios até 2030 para a implementação de projetos de enfrentamento às mudanças climáticas. 
 
A prefeita de Phoenix também destacou a existência de instituições filantrópicas que podem repassar recursos. 
 
A prefeita da capital de Serra Leoa, Freetown, e presidente do C40, Yvonne Aki-Sawyerr, afirmou que as cidades ainda não têm respostas sobre como esse financiamento vai ser feito e que a responsabilidade é dos países-membro do G20. 
 
O documento entregue ao presidente Lula também cita as guerras mundiais, a necessidade da criação de um fundo garantidor para a implementação de cidades verdes e que há diferenças no enfrentamento às mudanças climáticas por países mais desenvolvidos do Norte Global e os menos desenvolvidos do Sul Global. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais