Prédio da reitoria da UFRJ está sem aulas por conta da onda de calor

A medida aconteceu porque o edifício não é climatizado

Por Amanda Oliveira

Prédio da reitoria da UFRJ está sem aulas por conta da onda de calor
Agência Brasil

Alunos da Universidade Federal do Rio que estudam no antigo prédio da Reitoria, no Fundão, na Zona Norte do Rio, tiveram as aulas presenciais suspensas devido a onda de calor que atinge o Brasil.

A medida aconteceu porque o edifício não é climatizado. Nesta sexta-feira (17), o local, que costuma ficar lotado, estava completamente vazio. Os alunos de Belas Artes e Arquitetura e Urbanismo foram avisados através de e-mail que as aulas seriam remotas.

Nas últimas semanas, as temperaturas têm sido bem altas na capital fluminense. Nesta quinta (16), a cidade registrou a temperatura mais alta do ano: 42,6ºC na Zona Oeste do Rio. No mesmo dia, o aluno Lucas Lima conta que a aula dele foi interrompida porque a professora passou mal de calor.

Quem frequenta todos os dias as salas de aula do prédio conta que até existem aparelhos de ar condicionado, mas eles não estão instalados e nem ventiladores são colocados para amenizar o calor.

O prédio já sofreu dois incêndios, em 2016 e em 2021, e chegou a ficar meses interditado por causa de riscos estruturais e elétricos. De acordo com os estudantes, desde então a fiação do local está comprometida.

A estudante de Design de Interiores, Beatriz Adonai, reclama que até os elevadores estão parados.

Nos últimos dez anos, estruturas da UFRJ sofreram pelo menos cinco incêndios, o maior deles no Museu Nacional, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, que foi destruído pelo fogo.

Questionada sobre o assunto, a UFRJ ainda não respondeu a reportagem. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.