Quem precisa comprar flores no Cadeg, principalmente para decorar eventos, como casamentos, se assustou nas últimas semanas com o aumento do preço.
Com a retomada de eventos presenciais, a procura por flores e plantas ornamentais aumentou nos últimos meses. O problema é que, com a alta da demanda, o preço também subiu.
No Cadeg, um maço de astromélia teve o valor aumentado em quase cinco vezes, segundo relatos de ouvintes da BandNews FM. A mesma situação acontece com o lírio e e antúrio com preços mais caros do que os praticados no ano passado, por exemplo.
O motivo para isso, segundo especialistas, é o receio que a pandemia de Covid-19 trouxe para os produtores. A BandNews FM conversou com um florista que preferiu não se identificar. Ele relata que, nos dois últimos eventos para os quais foi contratado, teve que pagar para trabalhar.
''Eu fiz dois eventos e, no final das contas, precisei pagar para trabalhar porque as flores, principalmente que utilizamos para casamento, estão com os preços lá em cima.''
Para o professor da Escola de Arte Floral do Rio, Mynssen Freitas, como a pandemia de Covid-19 não melhorou no ano passado, os produtores plantaram menos com receio de perder produto. Agora, com a retomada das atividades e dos eventos, a demanda aumentou e a oferta está em queda.
O aumento deve ser ainda maior nas próximas semanas. Segundo floristas do Cadeg, o preço do lírio, antúrio e austromélia serão reajustados por conta da proximidade com o Dia das Mães. Além disso, outro fator que pode contribuir para a tendência de alta é o início da temporada de temperaturas mais baixas, quando a produção cai.
O Cadeg é o maior entreposto de flores do Estado do Rio de Janeiro, com cerca de 98% dos produtores do mercado.
*Estagiários sob supervisão de Isabele Rangel