Após o feriado de Ano Novo e o final de semana de sol, a praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio, foi alvo de denúncias de lixo espalhado na areia e vandalismo. Imagens publicadas nas redes sociais mostram jovens quebrando garrafas e virando os contêineres na altura do Posto 8. Os registros aconteceram no fim da tarde deste domingo (05).
Apesar disso, as equipes da Comlurb trabalharam durante toda a noite e o local amanheceu limpo. Cerca de 150 garis atuam diariamente no local. Vale destacar que a garrafa de vidro é proibida na areia.
Segundo a concessionária, quando a maré subiu, acabou formando uma faixa de lixo junto ao espelho d'água. Ainda de acordo com a companhia, o trecho é o mais crítico de toda a orla, inclusive em estudos da própria Comlurb, e conta com muitos assaltos e brigas.
O comerciante João Lucas trabalha na região e conta que diariamente observa as pessoas consumindo, indo embora da praia, deixando o lixo para trás.
A companhia disse ainda que mantém regularmente 1.000 contêineres no local, incluindo os de grande capacidade, de 1.200 litros, que ficam no calçadão e na saída da praia para que as pessoas possam fazer o descarte correto de cocos e garrafas. Próximo ao local da filmagem havia 60 contêineres totalmente vazios.