Após questionamentos de ouvintes da BandNews FM que moram na Praça da Bandeira, na Zona Norte do Rio, sobre a ausência do símbolo nacional da praça que dá nome ao bairro, a Secretária Municipal de Conservação afirma que a bandeira vai ser recolada na próxima semana.
O mastro está vazio há 18 dias, gerando preocupação e perguntas de moradores do local. O presidente da Associação de Moradores da Praça da Bandeira, Mauro Sérgio, teme que a bandeira não seja reposta.
Qual é o motivo para 18 dias a praça que dá nome ao bairro Praça da Bandeira estar sem a bandeira nacional? Esperamos que não tenhamos a surpresa da prefeitura colocar uma bandeira que não seja nacional como já aconteceu. Nós temos a certeza que nenhuma bandeira pode e deve ser mais importante do que a nossa.
O historiador Rodrigo Rainha explica a criação da Praça da Bandeira tem origem justamente por causa do símbolo nacional:
A praça da bandeira foi criada com a ideia de ser local em que se honre, se fale da bandeira Finalzinho da década de 40, início da década de 50 Saindo da Segunda Guerra Mundial, o presidente é um militar, dutra, o Rio de Janeiro é capital Então criar ícones nacionalistas era algo ainda muito recorrente Antes disso, aquela região era a saída do centro e a entrada para o interior do Rio de Janeiro era muito marcada Isso é uma área de mangue, não à toa, com os problemas de alagamento ali na região.
Em nota, a Secretaria Municipal de Conservação, responsável pela manutenção e troca do pavilhão, afirma que, após um vendaval, a bandeira foi avariada e uma nova vai ser colocada no local.