Um posto de combustíveis na Zona Norte do Rio foi interditado por documentação irregular em mais uma fiscalização da Agência Nacional de Petróleo e Biocombustíveis. Desde janeiro deste ano, o estabelecimento, localizado no bairro Higienópolis, utilizava o CNPJ de um comércio de vestuário que fica localizado a cerca de onze quilômetros de distância dali, no bairro Rocha Miranda. O posto já havia sido notificado em fevereiro para regularizar o documento, mas o proprietário não tomou as providências. Por isso, nesta quarta (22), fiscais da ANP, em conjunto com a Polícia Civil, fecharam o estabelecimento.
As ações da ANP começaram ainda na semana passada, quando foi comemorado o Dia do Consumidor. Amostras de combustíveis também foram coletadas e serão encaminhadas para análise no laboratório para verificar se têm alguma adulteração.
Além do posto no Higienópolis, os fiscais também verificaram um posto no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste, e na Baixada Fluminense. Em São João de Meriti, quase 100 litros de óleo lubrificante de uma marca que não possui registro da ANP foram apreendidos.
O coordenador das ações de fiscalização da ANP, Ary Bello, ressalta que é importante que os motoristas estejam sempre em alerta.
Desde a semana passada, a operação já fiscalizou mais de 60 postos, fez mais de 6 interdições e mais de 7 autuações, além das apreensões de óleo lubrificante.