Possível mudança na presidência da Faperj é criticada por membros da comunidade científica

Na terça-feira (22), o professor Jerson Lima da Silva, que ocupa o cargo, teria sido comunicado pelo governo sobre a troca

Por Guilherme Faria

Cláudio Castro
Divulgação

A comunidade científica reage contra os rumores de uma mudança na presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio. Na terça-feira (22), o professor Jerson Lima da Silva, que ocupa o cargo, teria sido comunicado pelo governo sobre a troca. A informação foi confirmada por fontes da BandNews FM. 

Uma petição pública pela permanência de Jerson Lima na presidência da Faperj foi lançada nesta quarta-feira (23). Segundo o texto, o empresário e ex-deputado federal Alexandre Valle foi o indicado para ser o novo presidente da fundação. 

Procurado, o Governo do Estado ainda não se manifestou sobre o assunto. 

Nas redes sociais, membros de comunidades científicas lamentaram a possibilidade da mudança. Até a tarde desta quarta, a petição pública pela permanência do professor Jerson Lima no cargo já tinha mais de nove mil assinaturas.

A pesquisadora Ana Tereza Ribeiro, que faz parte da diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, afirma que a notícia foi recebida com surpresa.

Fomos surpreendidos e ficamos bastante preocupados com a possível troca, com os rumores que estão acontecendo sobre a troca na direção científica da Faperj. A Faperj tem sido dirigida nos últimos anos, inclusive na gestão do atual governador, pelo doutor Jerson Lima, que é um pesquisador de renome internacional, com uma vasta experiência, não só em pesquisa científica, mas também na parte de gestão, e que tem feito um desenvolvimento científico e tecnológico muito importante no estado durante todos esses anos

Jerson Lima é médico, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e um pesquisador reconhecido na área de biologia estrutural e doenças neurodegenerativas e câncer.

A pesquisadora Ana Tereza Ribeiro também destacou o desenvolvimento do estado do Rio nas áreas de ciência, tecnologia e inovação durante a presidência de Jerson Lima na Faperj. 

O doutor Jerson Lima tem se empenhado em expandir esse apoio da pesquisa científica no estado, não somente no foco da pesquisa básica, mas também com a inovação tecnológica e com a internacionalização das nossas pesquisas, que são desenvolvidas no Rio. Então nós solicitamos ao governador (Cláudio Castro) que ele reveja essa decisão que parece que havia sido tomada, para que a direção da Faperj não vire um cargo de indicação partidária, mas sim que leve em conta que pessoas que estão nessa posição tenham que conhecer, conheçam o sistema de ciência e tecnologia do estado do Rio

Em uma mensagem encaminhada ao governador Cláudio Castro, a Academia Brasileira de Ciências e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência manifestaram preocupação com relação à mudança. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.