A Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade e o Instituto Estadual do Ambiente autuaram a empresa PortosRio por realizar a dragagem da Baía de Guanabara sem as autorizações necessárias. As irregularidades aconteciam na altura do Cais da Gamboa, na Região Portuária da cidade.
A empresa foi alvo de uma fiscalização nesta quarta-feira (6). Técnicos que vistoriaram o local flagraram a intervenção irregular pela empresa Dratec Engenharia, contratada pela Portos Rio, que executava o serviço sem licença ambiental e ainda descartava os sedimentos dragados sem que o material passasse por uma análise.
Segundo o Coordenador de Estudos Ambientais do Inea, João Eustáquio Nacif, o material deveria ser jogado em um aterro sanitário.
Esse local tem um material que é bastante contaminado. E esse material, para ser lançado no ponto que é dedicado a isso, que é fora da Baía de Guanabara, ele não poderia ter essas características. Naturalmente esse material é um material que deveria ser trabalhado para ser jogado em um aterro sanitário. E além do mais, eles não estão apresentando nenhum diagnóstico desse material que seria competente. Mas mais que tudo, eles não têm a licença ambiental para autorizar essa dragagem. - disse João.
O representante da empresa foi levado para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente para prestar esclarecimentos. Ele vai responder por crime ambiental e será autuado pelo Inea.
A BandNews FM procurou a PortosRio, mas ainda não teve resposta.