População brasileira em 2022 era de cerca de 203 milhões de pessoas

Os dados são do Censo 2022 divulgados nesta quinta-feira (21) pelo IBGE

Por Guilherme Faria (sob supervisão)Bruna Navarro

IBGE divulga dados do Censo 2022
Agência Brasil

Quase meio milhão de pessoas vivem ao longo da extensão da Avenida Brasil, uma das principais vias expressas do Rio. Os dados do Censo 2022 divulgados nesta quinta-feira (21) pelo IBGE mostram que a região concentra mais de 486 mil pessoas.  

O levantamento mostra que, ao longo dos 58 quilômetros de extensão da Avenida Brasil, existem quase 220 mil domicílios em um raio de até 500 metros da via. A grande maioria deles é individual, mas existem 64 moradias compartilhadas na região.  

O professor do Instituto de Geografia da UERJ Vitor de Pieri avalia que o volume de pessoas vivendo no entorno da Avenida Brasil está relacionado, também, à forma como a cidade do Rio se desenvolveu:

"Isso é muito em função também do crescimento da cidade em torno da avenida. A avenida era um marco de transporte, de mobilidade e de emprego ao longo da década de 1970, em especial, e 1980. Então, o grande desafio é manter um sistema de transporte, o desenvolvimento dos sub-centros que foram formados ao longo dessas últimas décadas."

A estudante Thais Felgueiras mora no Cordovil, na Zona Norte do Rio. O bairro fica no entorno da Avenida Brasil. Ela explica que a grande quantidade de pessoas que vivem na região faz com que a locomoção fique, muitas vezes, complicada:

"É bom ter a opção de morar perto da Avenida Brasil, porque vários ônibus, várias linhas, passam na Avenida Brasil. Mas em compensação, justamente por ter tantas linhas de ônibus passando, fica uma coisa meio caótica. E que, dependendo do ponto da Avenida Brasil que eu precise ir pra pegar uma linha em específico, ainda assim não é tão fácil."

O Censo do IBGE traz, ainda, outro dado importante: o subdistrito de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, concentra mais de 653 mil habitantes. O número é maior que o de 99% das cidades brasileiras. Em seguida, aparece Campo Grande, na mesma região, com 600 mil pessoas.

O subdistrito de menor população é a Ilha de Paquetá, com pouco mais de três mil pessoas.

O Censo Demográfico é a principal fonte de referência sobre as condições de vida da população em todas as cidades do Brasil e seus recortes territoriais internos.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.