A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite, que tem mais de 11 milhões e 572 mil crianças como público-alvo, aplicou, até agora, apenas 1 milhão e 906 mil doses. Isso corresponde a cerca de 13%.
No Rio de Janeiro, apenas 5,8% das crianças na faixa etária de 6 meses a 4 anos foram vacinadas. O estado tem o segundo pior índice do país. Atrás do Rio, na última posição, está Roraima, com 4,4% de cobertura vacinal.
Os dados são do Ministério da Saúde.
O presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Juarez Cunha, alerta sobre a importância da vacina para evitar que a doença, erradicada no Brasil desde 1989, volte a se tornar uma das principais causas de mortalidade infantil.
Carlos Cruz, de 46 anos, é pai do pequeno Vicente. Ele diz que a carteira de vacinação do filho está em dia, principalmente contra a poliomielite.
A imunização, que tem como objetivo prevenir a paralisia infantil, está acessível em postos de vacinação de todo o Brasil. A meta da Sociedade de Imunização é chegar a 95% de crianças vacinadas em todo o país.
A campanha teve início no dia 8 de agosto e vai até 9 de setembro. O objetivo também é atualizar as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes de até 14 anos.