Dois helicópteros equipados com câmeras térmicas estão sendo usados no segundo dia da Operação Ordo, realizada pelo Governo do Estado em 10 comunidades de seis bairros da Zona Oeste do Rio.
A ação teve início na segunda-feira (15) e continua nesta terça (16). A expectativa é de que os policiais fiquem cerca de 10 dias nas comunidades.
Pelo menos 28 pessoas foram presas, quatro menores foram apreendidos e 130 quilos de droga foram encontrados até agora. Barricadas instaladas em entradas de comunidades para dificultar a aproximação das forças de segurança também foram removidas.
Segundo o Governo do Estado, o objetivo é recuperar o território dominado pelo crime organizado, coibir disputas entre criminosos, tentar restabelecer serviços e combater a lavagem de dinheiro.
A ação também conta com drones com câmeras de longo alcance com capacidade de realizar leitura de placas e reconhecimento facial.
Cerca de 2 mil agentes das polícias Militar, Civil e agentes do programa Segurança Presente participam da operação, que também tem o apoio de 200 viaturas, 40 motocicletas, dois helicópteros e ambulância blindada.
A medida ocorre após o Comando Vermelho conseguir expandir territórios e organizar ataques em áreas rivais na Zona Oeste. Só na região de Jacarepaguá, são 19 comunidades controladas pela facção.