Polícia realiza ação contra desmatamento na vegetação de dunas das orlas do Rio

Os investigadores acreditam que o problema está relacionado à ação de vendedores que atuam na região

Por Mariana Albuquerque

Polícia realiza ação contra desmatamento na vegetação de dunas das praias do Rio
Mariana Albuquerque

Pelo menos 28 dunas, com mais de 15 espécies nativas, estão sendo desmatadas nas orlas de Ipanema e do Leblon, na Zona Sul do. Nesta quinta-feira (27), a Polícia Civil esteve nos locais e realizou diligências para verificar as denúncias recebidas. Os investigadores acreditam que o problema está relacionado à ação de vendedores que atuam na região e a episódios de vandalismo.

O titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, Wellington Vieira, disse que a preocupação da polícia e dos ambientalistas é que a situação se agrave no verão, período em que o número de frequentadores da praia aumenta.  

A Polícia Civil tenta identificar os envolvidos, que podem responder por dano ao patrimônio público e crime ambiental. Nesta quinta (27), a reportagem da BandNews FM esteve no local e observou algumas dunas de vegetação desmatadas. São buracos em meio a moitas. Além disso, muitas estão acumulando resíduos, deixados pela população.

O biólogo marinho e diretor do Instituto Mar Urbano, Ricardo Gomes, explica que a vegetação de restinga pode exercer papel fundamental na luta contra mudanças climáticas.

As denúncias podem ser feitas através do canal Linha Verde, do Disque Denúncia em parceria com alguns órgãos ambientais. O número é o  0300 253 1177. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.