Polícia mira quadrilha que aplica golpe do falso empréstimo; uma vítima perdeu R$ 327 mil

Os criminosos atuavam por meio de quinze empresas criadas exclusivamente para aplicar o golpe

Por Vinícius Calixto

Doze mandados de busca e apreensão são cumpridos
Reprodução/MPRJ

Doze mandados de busca e apreensão são cumpridos contra uma quadrilha acusada de aplicar o golpe do empréstimo consignado. Segundo as investigações do Ministério Público do Rio, o grupo atuava para atrair principalmente militares aposentados, pensionistas e servidores públicos. Os criminosos atuavam por meio de quinze empresas criadas exclusivamente para aplicar o golpe. Ainda de acordo com as investigações, os bandidos atuavam de duas formas.

Na primeira situação, a vítima era convencida a fazer o empréstimo por meio de um banco indicado pelos golpistas, a vítima ficava com 10% do valor e transferia o restante para uma empresa ligada ao grupo, que se responsabilizava pelo pagamento integral do empréstimo acordado.

Na segunda, os criminosos ofereciam a vítimas que já tinham um empréstimo em andamento uma redução nas parcelas por meio de compra da dívida, refinanciamento ou portabilidade, prometendo um ganho de 10% sobre o saldo devedor. Com os dados das vítimas, os golpistas faziam um novo empréstimo, e quando o valor era creditado, as vítimas ficavam surpresas com o valor superior ao combinado e devolviam o excedente a empresa dos criminosos.

Segundo o MP, em uma das fraudes o grupo fez um empréstimo de 327 mil reais em nome de uma das vítimas. 1 milhão e 400 mil reais foram bloqueados das empresas dos bandidos. Os mandados estão sendo cumpridos no Flamengo, na Zona Sul, Jacarepaguá, na Zona Oeste da capital fluminense, Niterói, na Região Metropolitana e em Magé, na Baixada Fluminense.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.