A Polícia Militar afirma que ainda está sendo definida uma estratégia de policiamento para o dia que a cidade do Rio vai receber dois jogos da Libertadores da América com quatro das maiores torcidas do futebol brasileiro.
Na segunda-feira (26), a Conmebol confirmou a realização dos confrontos entre Fluminense x Atlético-MG, no Maracanã, e Botafogo x São Paulo, no Estádio Nilton Santos, na mesma data: 18 de setembro. Os jogos são válidos pelas quartas de final da Libertadores.
Segundo a PM, o planejamento conduzido pelo Batalhão Especializado em Policiamento em Eventos visa a escolta das delegações dos clubes, das equipes de arbitragem e das torcidas organizadas. O esquema também vai contar com o apoio de aeronaves e drones.
Em nota, a PM alegou também que a cidade já recebeu partidas de dois times no mesmo dia em diversas oportunidades e que sempre conta com um amplo esquema de segurança.
No entanto, especialistas em segurança pública ouvidos pela BandNews FM apontam que a realização dos dois jogos no mesmo dia é um grande risco. Os estádios do Maracanã e Nilton Santos ficam a menos de dez quilômetros de distância, na Zona Norte do Rio, e têm rotas em comum, incluindo os transportes coletivos.
O diretor da Fundação Getúlio Vargas de Transportes, Marcus Quintella, avalia que a mobilidade urbana deve ter atenção no planejamento para a semana dos eventos:
Nós temos que ter uma gestão de tráfego muito bem feita. No caso, a CET-Rio vai ter que ter todo um aparato de profissionais atuando para que haja uma fluidez em todo o tráfego. Porque tem uma ligação entre o Maracanã e o Engenhão, e aí tem que ter todo o apoio da Supervia para atender o Engenhão, o metrô para atender o Maracanã...
Por conta das campanhas na fase de grupos da Libertadores e do chaveamento da competição, as três equipes cariocas fazem os jogos de ida no Rio de Janeiro.
No dia 18, Fluminense x Atlético-MG se enfrentam às 19h, no Maracanã, enquanto Botafogo x São Paulo jogam às 21h30, no Estádio Nilton Santos. Na quinta (19), o Flamengo recebe o Peñarol-URU, às 19h, no Maracanã. Os jogos de volta acontecem na semana seguinte.