A Polícia Civil investiga o envolvimento de outros servidores da Prefeitura do Rio no esquema de extorsão de profissionais de esporte na orla da Barra da Tijuca, na Zona Oeste. Um servidor da Secretaria Municipal de Fazenda, alvo da operação desta quarta-feira, foi afastado do cargo, após determinação da Justiça.
Nelson Ribeiro do Nascimento, que era da Coordenadoria de Controle Urbano, prestou depoimento na sede da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO). Ele pode responder pelo crime de concussão, quando um funcionário público exige vantagem indevida, além de lavagem de dinheiro e denunciação caluniosa.
Segundo as apurações, o acusado cobrava 10% das mensalidades de todos os alunos, para que a prática fosse "autorizada". Ele ainda exigia a lista de presença e alegava que a praia era um espaço público, sob sua supervisão.
A BandNews FM teve acesso aos áudios que Nelson enviou para um empresário. Neles, ele faz reclamações sobre a redução dos valores que recebeu ao longo dos meses do fim do ano passado e início desse ano...
A investigação da Draco começou há um ano, após denúncia do o secretário municipal de ordem pública, Brenno Carnevale, que recebeu duas vítimas na sede da Corregedoria da pasta. As jogadoras de beach tênis citaram Nelson e revelaram a extorsão, como conta o titular da pasta.
Até o momento, cinco pessoas que foram vítimas do esquema prestaram depoimento, mas o titular da DRACO, André Neves, estima centenas de prejudicados. Uma das vítimas disse que pagava R$ 4 mil por mês ao acusado.
Nelson Ribeiro pode responder ainda por denúncia caluniosa, já que os policiais descobriram que, quando um prestador de serviço da praia se recusava a entregar dinheiro, o servidor prestava queixa na delegacia dizendo que foi ameaçado, como explica o delegado André Neves.
Na manhã desta quarta-feira, policiais civis cumpriram mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao servidor, em Jacarepaguá, Barra da Tijuca e na sede da Prefeitura, na Cidade Nova. Telefones e documentos foram apreendidos.
O material da busca e apreensão ainda vai ser analisado, mas os agentes já encontraram materialidade financeira do esquema.