A Polícia Civil analisa imagens de câmeras de segurança para investigar as denúncias de injúria racial, cometidas por uma cliente contra duas funcionárias de um bar em Botafogo, na Zona Sul do Rio.
O episódio aconteceu no domingo (18), enquanto uma delas jantava. Lizandra Morie de 27 anos, foi a única que decidiu levar o caso para delegacia.
Ela conta que a mulher, que não teve a identidade revelada, disse que era um absurdo Lizandra comer na frente dela, já que ela estava com fome. Lizandra conta que chegou a oferecer a comida, mas a mulher pegou o que estava no prato dela, cheirou e colocou de volta no prato como se não tivesse gostado. Foi nesse momento que ela atacou a funcionaria, chamando a mulher de "macaquinha".
O dono estabelecimento, José de Oliveira, disse que foi a primeira vez que esse tipo de episódio aconteceu no estabelecimento.
Após os outros clientes terem reagido à ofensa, a Polícia Militar foi acionada e mulher foi presa em flagrante. Ela pagou fiança e vai responder ao processo em liberdade.
Segundo dados do Instituto de Segurança Pública foram contabilizados, apenas em 2021, 1.365 ocorrências de injúria por preconceito em todo o estado do Rio, sendo 1.036 vítimas negras.
O levantamento mostra que 56% das vítimas de injúria de preconceito são mulheres negras, o que representa pelo menos uma vítima por dia durante todo o ano de 2021.