Polícia investiga agressão de guardas municipais a entregador de aplicativo

O caso ocorreu na Praça Saens Peña, Tijuca, na Zona Norte do Rio

Por Mariana Albuquerque

O entregador disse que em nenhum momento ofereceu resistência na abordagem
Reprodução/Redes Sociais

A Polícia Civil investiga uma confusão entre guardas municipais e um entregador de aplicativo na Praça Saens Peña, Tijuca, Zona Norte do Rio. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram Renato Luciano dos Santos, de 28 anos, sendo agredido. Um agente pressiona o pescoço do homem com o joelho, enquanto ele é algemado. A Guarda Municipal disse que vai apurar possíveis excessos na conduta dos profissionais 

O caso ocorreu nesta terça-feira (9). De acordo com Renato, ele estava lanchando perto de uma barraca e comentando com um camelô sobre a agressividade no recolhimento de produtos pelos guardas municipais, quando um guarda veio tirar satisfação.

Pelas imagens, é possível ver dois agentes e Renato discutindo, até que, em um momento, ele é golpeado e cai no chão. Pessoas que estavam no local chegam a pedir para que as agressões parem. 

Renato disse que em nenhum momento ofereceu resistência na abordagem. O entregador já passou exame de Corpo de Delito, no Instituto Médico Legal, nesta terça-feira (9).

O Movimento Unido dos Camelôs condenou a ação desta terça-feira, comparando a situação com o caso George Floyd, nos Estados Unidos. Floyd era afro-americano e foi assassinado após um policial ajoelhar sobre seu pescoço, durante abordagem.

Em nota, a Guarda Municipal disse que o homem estava lanchando em uma barraca, quando provocou os guardas. Ainda segundo o comunicado, durante a abordagem, ele ficou mais agressivo e incitou a população contra os agentes.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.