
A Polícia Civil realiza buscas nesta terça-feira (25) para encontrar a mãe do ex-policial militar do Bope, preso acusado de realizar o treinamento armado de criminosos do Comando Vermelho, uma das principais facções do Rio de Janeiro.
Elaine da Silva Pessanha é mãe de Ronny Pessanha de Oliveira, conhecido como 'Caveira', principal alvo da primeira fase da chamada 'Operação Contenção' e encontrado nesta segunda-feira (24). Segundo as investigações, eles são sócios de empresas utilizadas para a prática de lavagem de dinheiro.
Além de uma empresa de vigilância patrimonial, Ronny também controlava de forma violenta empreendimentos imobiliários em comunidades da Zona Oeste e usava armamentos para expulsar moradores e tomar posse dos imóveis.
O ex-PM atuava no Batalhão de Operações Policiais Especiais, mas foi expulso da corporação em 2023 por envolvimento com a milícia. Ele já tinha sido preso em dezembro de 2020 por integrar o grupo paramilitar que atuava na região da Muzema. No entanto, deixou a milícia e passou a atuar em conjunto com os bandidos do Comando Vermelho.