Polícia Civil prende milicianos de Nova Iguaçu

Emerson Barreto da Silva e Diego Gutierrez Gonçalves atuavam no bairro de Miguel Couto e proximidades

João Boueri*

Operação aconteceu na manhã desta quinta-feira (11)
Tânia Rêgo/Agência Brasil

Dois milicianos que atuavam em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, são presos pela Polícia Civil. De acordo com as investigações, Emerson Barreto da Silva e Diego Gutierrez Gonçalves atuavam no bairro de Miguel Couto e proximidades. 

Segundo o Ministério Público e a Polícia, a dupla fazia parte de uma quadrilha que extorquia empresas, que eram obrigadas a pagar R$ 500,00 por mês via PIX para a conta dos investigados e de laranjas que repassavam os valores. 

Os comerciantes identificavam como ''Milícia''; ''PG PQD'', em referência ao miliciano Wanderson Lopes Pereira dos Santos, preso em outubro; e ''PG Milícia''. Caso não cumprissem a determinação da organização criminosa, a milícia ameaçava fechar o estabelecimento.

Além disso, segundo as investigações, os dois homens utilizavam roupas da Polícia Civil para intimidar moradores do bairro de Miguel Couto, que teriam cometido algum crime.

Cinco mandados de busca e apreensão também foram cumpridos pelos agentes em imóveis ligados aos denunciados pelo Ministério Público e outros participantes do grupo. Celulares e outros materiais que podem ajudar no prosseguimento da investigação foram apreendidos.

Através extratos bancários com as transferências exigidas, vítimas e testemunhas dos crimes ajudaram na elucidação do esquema. A quebra do sigilo dos dados do celular do miliciano Wanderson Lopes também ajudou na investigação. 

Os milicianos fazem parte do mesmo grupo que atacou policiais civis da Delegacia da Posse em outubro do ano passado, quando os agentes tentavam prender integrantes do crime organizado também no bairro Miguel Couto.

*Estagiário sob supervisão de Luanna Bernardes

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.