
Um ex-policial militar que realizava treinamento armado de criminosos é preso na Muzema, na Zona Oeste do Rio, durante uma operação da Polícia Civil, na manhã desta segunda-feira (24). A ação tinha como objetivo conter o avanço territorial do Comando Vermelho na região.
Segundo a corporação, Ronny Pessanha de Oliveira, conhecido como 'Caveira', era o principal alvo da primeira fase da chamada "Operação Contenção", que será contínua. Ele é apontado como peça-chave na logística e treinamento de bandidos.
De acordo com as investigações, o ex-PM também praticava lavagem de dinheiro por meio de uma empresa de vigilância patrimonial.
Ronny também controlava de forma violenta empreendimentos imobiliários em comunidades da Zona Oeste e usava armamentos para expulsar moradores e tomar posse dos imóveis.
O ex-PM atuava no Batalhão de Operações Policiais Especiais, mas foi expulso da corporação em 2023 por envolvimento com a milícia. Ele já tinha sido preso em dezembro de 2020 por integrar o grupo paramilitar que atua na região da Muzema. No entanto, deixou a milícia e passou a atuar em conjunto com os bandidos do Comando Vermelho.
No ano passado, Ronny foi preso portando uma arma.
Segundo o secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, a prisão do ex-PM é um passo importante para operação que vai continuar atuando no combate à expansão territorial do Comando Vermelho.
Ao todo, os agentes buscam cumprir 22 mandados de busca e apreensão e dois de prisão temporária na Muzema, Itanhangá, Rio das Pedras, Tijuquinha, Morro do Banco e Sítio do Pai João, além de pontos da Zona Sul, como Cruzada São Sebastião e Vidigal.