Polícia Civil faz operação contra desvio de cargas

São 21 mandados busca e apreensão em 7 municípios

Nicole Tim

Quadrilha atuava em vários municípios
Divulgação/Polícia Civil

Pelo menos uma pessoa foi presa em uma operação da Polícia Civil contra uma quadrilha especializada em desvio de cargas, nesta quarta-feira. A associação criminosa, de acordo com a investigação da delegacia de Xerém, em Duque de Caxias, tinha como foco enormes quantidades de resina. Uma empresa teve, sozinha, cerca de três milhões de reais de prejuízo.

São cumpridos 21 mandados de busca e apreensão no Rio, Duque de Caxias, Magé, Nova Iguaçu, Mesquita, Seropédica e Piraí. O Ministério Público participa da ação.

Segundo a Polícia Civil, o grupo criminoso utilizava plataformas on-line de transporte rodoviário de cargas, buscando serviços publicados por empresas. Um motorista procurava fretes compatíveis com seu veículo e negociava o transporte e o carregamento do caminhão. Depois, uma segunda pessoa assumia a direção do veículo e desviava as cargas para receptadores. Enquanto isso, o primeiro motorista procurava uma delegacia para comunicar que havia sido vítima de roubo.

Os investigadores afirmam que a quadrilha tinha pelo menos dois núcleos: um composto por funcionários de uma empresa e outro por empresários proprietários de transportadoras e motoristas, cooptados para noticiarem falsamente o crime de roubo. 

Os agentes ainda identificaram o vínculo criminoso de integrantes do grupo com outros investigados que estão envolvidos em dezenas de fraudes relacionadas a "tombos de carga", principalmente de alumínio e ferro, ocasionando um prejuízo ao setor de outros dois milhões de reais.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.