A Polícia Civil e o Ministério Público do Rio investigam quadrilhas de milicianos e traficantes que desviam gás encanado e cobram pela distribuição. O prejuízo para a concessionária de gás Naturgy já supera os 100 milhões de reais esse ano. Em 2021 a perda chegou a 222 milhões de reais.
As investigações apontam que as perdas englobam todos os segmentos atendidos pela companhia: residencial, comercial, industrial e GNV.
Segundo a Polícia, os dutos da concessionária de distribuição de gás residencial são perfurados e de lá o gás vai para as residências controladas por criminosos. Os investigadores apontam que as ligações muitas vezes são de péssima qualidade, gerando risco de explosão.
Segundo o Delegado André Neves, desde março desse ano, 32 pessoas foram presas em flagrante em nove operações da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados.
As ações foram concentradas municípios de Nova Iguaçu, Queimados e Belford Roxo, na Baixada Fluminense, e em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio.
O Ministério Público do Rio apurou que muitas vezes os moradores pagam uma taxa completa por água, luz, internet e agora, gás encanado.
As instalações irregulares são feitas com canos de PVC, mas os agentes observaram que até mangueiras de chuveiro eram utilizadas de forma improvisada