Polícia Civil e Ministério Público investigam a queda de uma árvore de Natal em Maricá

Um operário morreu e outros dois ficaram feridos no acidente, que aconteceu na tarde de segunda-feira (16)

Por Pedro Dobal

Árvore de Natal flutuante desaba em Maricá, no Rio de Janeiro
Reprodução

A Prefeitura de Maricá, na Região Metropolitana do Rio, afirma que a árvore de Natal flutuante que desabou após uma forte ventania não vai ser montada novamente e que o valor previsto no contrato não vai ser pago à empresa responsável. 
 
Um operário morreu e outros dois ficaram feridos no acidente, que aconteceu na tarde de segunda-feira (16). A árvore de 56 metros de altura veio abaixo em poucos segundos. 
 
Operários que trabalhavam na montagem da decoração ainda tentavam deixar o local quando a ventania começou. Alguns ainda pularam na água e voltaram nadando. 
 
Moradores contam que ouviram um estrondo quando a árvore caiu. 
 
A necrópsia feita no corpo de Vinícius dos Santos Abreu, de 21 anos, apontou que o jovem pode ter se afogado ao ficar preso na estrutura montada na Lagoa de Araçatiba. 
 
A perícia já foi realizada no local e testemunhas começaram a ser ouvidas. Além da Polícia civil, o Ministério Público do Rio também investiga o acidente. Um procedimento aberto pela Promotoria de Maricá vai apurar possíveis responsabilidades pela falha no projeto da árvore, que seria inaugurada nesta terça-feira (17). 
 
O Conselho Regional de Engenharia também acompanha o caso. 
 
A árvore fazia parte da decoração da sétima edição do Natal Iluminado de Maricá. A contratada para o serviço foi a Estrutend, que tem sede em São Gonçalo. O contrato era de cerca de 20 milhões de reais, sendo quase 4 milhões e 400 mil somente para a árvore. 
 
O prefeito de Maricá, Fernando Horta, garantiu que a estrutura não vai ser erguida novamente. Ele também lamentou o ocorrido e disse que está prestando todo apoio às vítimas e às famílias. 
 
A empresa contratada por Maricá é a mesma que era responsável pela árvore de Natal que também desabou no ano passado no bairro de São Francisco, em Niterói. Na época, ninguém se feriu. 
 
Neste ano, a Prefeitura de Niterói contratou outra empresa, mas os ventos que passaram de 80 quilômetros por hora na segunda-feira (16) danificaram parte da estrutura, e a Defesa Civil determinou a desmontagem por medida preventiva. 
 
A reportagem da BandNews FM tenta contato com a Estrutend, responsável pela árvore de Maricá. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.