A Polícia Civil e a Defesa Civil apuram as causas do incêndio que atingiu o centro comercial Shopping Vida, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Apesar do susto dos lojistas e moradores que passavam ao redor, ninguém ficou ferido. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 5 pessoas foram atendidas no local e liberadas em seguida.
Uma estrutura próxima do centro comercial ainda desabou parcialmente, mas também não houve feridos.
Ao longo desta quarta-feira (25), os bombeiros controlaram as intensas chamas e, pela noite, terminaram o combate com o trabalho de rescaldo. Foram 90 militares de 16 unidades acionados, com apoio de mais de 30 viaturas.
Mais de 200 funcionários trabalhavam no shopping. Comerciantes locais disseram que houve perda total das lojas. A parte de dentro do shopping desabou completamente, assim como partes da estrutura do centro comercial, que cederam durante o trabalho dos bombeiros.
Nesta quinta-feira (25), a Defesa Civil Municipal vai avaliar se há risco estrutural no shopping e nos imóveis ao redor para, então, a perícia começar a ser feita, como explica o secretário municipal de Defesa Civil, Tenente Coronel Jorge Ribeiro Lopes.
Moradores disseram que as pequenas chamas se alastraram, porque houve demora na chegada do Corpo de Bombeiros. Além disso, os lojistas afirmaram que os militares tiveram dificuldade para controlar o fogo, porque não havia água nos hidrantes da região.
A Defesa Civil do Município e a Prefeitura negam que houve falta de água. Já o Corpo de Bombeiros disse que houve falta d'água pontual em um hidrante, de responsabilidade da concessionária Águas do Rio, em frente ao local do incêndio, mas que o problema não trouxe dificuldade para o combate, porque outros hidrantes da região estavam abastecidos.
Em nota, a Águas do Rio disse que não havia falta de água no local e que enviou pelo menos oito caminhões- pipas para reforçar o combate ao incêndio. A concessionária afirmou ainda que o hidrante localizado próximo ao imóvel apresentou dificuldade momentânea na abertura com o uso da chave de segurança, mas que a situação foi resolvida com a chegada da equipe.