Polícia Civil do Rio investiga golpistas que se passam por advogados

Através de um aplicativo de mensagens, os criminosos anunciam que os alvos ganharam uma causa

Por Ádison Ramos

Polícia Civil do Rio investiga golpistas que se passam por advogados
Viatura da Polícia Civil do Rio de Janeiro
Reprodução/Polícia Civil do RJ

A Polícia Civil do Rio investiga golpistas que se passam por advogados para conseguir dinheiro das vítimas. Através de um aplicativo de mensagens, os criminosos anunciam que os alvos ganharam uma causa na Justiça. Eles alegam ainda que, para a conclusão do processo, é necessário o pagamento de taxas para cobrir os gastos relacionados ao andamento da ação. O filho de uma das vítimas, que prefere não se identificar, conta que o pai chegou a depositar R$ 200.000,00 em contas do estelionatário.

A engenheira Márcia Silveira também recebeu a mensagem, que trazia inclusive trechos de documentos que estavam anexados ao processo. Mas ela desconfiou e ligou para a advogada dela.

Em apenas um escritório de advocacia, dezenas de clientes foram procurados por golpistas, desde junho do ano passado. As mensagens trazm dados pessoais das vítimas e até trechos do processo. A advogada Aline Hadid consultou a movimentação dos processos de todos os clientes dela que receberam as mensagens. Segundo ela, os outros advogados não possuíam relação com os documentos. 

gente conseguiu ter acesso aos advogados que não são patronos da causa, que acessaram a página do tribunal e aquele processo específico, mas não necessariamente esse advogado é o golpista, porque ele pode ter sido uma vítima, alguém que se valeu do Tolkien dele para acessar o sistema do tribunal de justiça.

A advogada Aline explica que seria necessária uma checagem dupla para evitar acessos indevidos. 

Tribunal de Justiça do Rio, porque a Justiça Federal já tem um sistema um pouco mais seguro. O advogado não consegue, por meio só da senha dele, acessar o processo. Que é através de um aplicativo, então é muito mais difícil o golpista ter acesso às informações para conseguir dar o golpe.

A advogada Débora Ghelman explica que alguns cuidados podem ser tomados para evitar golpes.

A vítima imediatamente tem que ligar pro advogado. Tem que ligar pro advogado confirmando se é ou não é pra fazer o pagamento, tá? Esse é o primeiro passo. O advogado, quando recebe essa informação e vê que o cliente tá sendo vítima do golpe, o que ele tem que fazer? Fazer o boletim de ocorrência, registrar o boletim de ocorrência. O Ministério Público e também comunicar o A-B. 

As vítimas procuraram a delegacia e os casos estão sendo investigados pela Polícia Civil. O Tribunal de Justiça e a OAB-RJ ainda não se manifestaram. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais