A Polícia Civil apreende uma arma de guerra em um apartamento em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. O armamento, capaz de neutralizar veículos blindados e até aeronaves de pequeno porte, foi localizado durante uma operação realizada na manhã desta segunda-feira (2) em um condomínio na Estrada dos Bandeirantes.
O artefato apreendido é um M72 LAW, um antitanque portátil desenvolvido originalmente pelos Estados Unidos e amplamente utilizado pelo exército norte-americano.
O delegado responsável pelo caso, Luis Otávio Franco, ressalta os riscos de uma arma potente como a a apreendida estar nas mãos de criminosos.
A característica dessa arma é que ela perfura a blindagem e pode ser usada individualmente. Um único soldado na guerra é capaz de portá-la e atirar contra tanques ou veículos blindados. Essa arma na mão de marginais aqui no Rio de Janeiro, seja miliciano ou traficante, é extremamente perigosa, pois é capaz de perfurar os veículos blindados e até mesmo derrubar um helicóptero.
O armamento foi localizado após uma denúncia anônima, corroborada pelo setor de inteligência da Polícia Civil. Atualmente, o artefato é produzido na Noruega e no estado americano do Arizona.
Segundo o delegado, as investigações continuam para identificar possíveis conexões com organizações criminosas.
Essa apreensão foi um pontapé inicial. Agora, nossa missão é descobrir como essa arma chegou até esse indivíduo e para quem ele passaria essa arma.
O armamento apreendido foi encaminhado para perícia técnica.