As unidades policiais do Rio de Janeiro estarão com a capacidade máxima durante o G20. A declaração foi dada pela tenente-coronel porta-voz da Polícia Militar, Claudia Moraes, durante o Exercício Tático Especializado na sede do Comando de Operações Especiais (COE) da corporação, realizado nesta quinta-feira (7), em Ramos, Zona Norte do Rio.
Segundo Claudia Moraes, a PM vai intensificar o policiamento para garantir uma cidade segura durante o período do G20.
As nossas unidades especiais vão estar com a capacidade máxima nesse período e também o nosso policiamento ordinário. Temos necessidade de promover a segurança, principalmente nas vias de circulação das pessoas. Mas também a polícia militar vai intensificar o policiamento como um todo para que a gente tenha uma cidade segura nesse período.
O Exercício Tático da PM contou com a participação de 120 agentes. O objetivo era fazer demonstrações de como a PM vai agir durante o G20. Durante o evento, foram exibidos detalhes como procedimentos para intervenções táticas, monitoramento, escoltas, controle de distúrbios e segurança de autoridades. As ações estão sendo trabalhadas para a garantia da segurança de delegações internacionais e nacionais, assim como dos demais participantes das reuniões de Cúpula do G20.
A Tenente-coronel porta-voz da Polícia Militar, Claudia Moraes, explica a importância do exercício.
Então esse exercício busca colocar na mesma atuação todas as forças especiais que podem ser utilizadas numa demanda de evento crítico, durante o G20. É um evento de preparação dessas tropas e, como eu disse, é somente o que temos em relação a polícia militar.
A Polícia Rodoviária Federal também também realizou um treinamento especializado com os motociclistas, que estarão responsáveis pela segurança das escoltas dos chefes de Estado durante a Cúpula do G20. O evento da PRF aconteceu no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.
O G20 acontecerá na cidade do Rio de Janeiro neste mês.