A porta-voz da Polícia Militar, Cláudia Moraes, afirma que o policiamento na comunidade da Muzema, na Zona Oeste do Rio, vai seguir reforçado. A região vive uma disputa entre a milícia e o tráfico de drogas.
Nesta quinta-feira (31), policiais escoltaram ônibus que circulavam pela localidade. A PM informou que agentes estão realizando ações estratégicas com unidades especializadas e que as equipes transitam frequentemente pela região.
Segundo a tenente-coronel Cláudia Moraes, o acompanhamento aos veículos é uma ação preventiva para evitar que os coletivos sejam sequestrados e utilizados como barricadas por criminosos.
O RioÔnibus, sindicato que representa os coletivos da cidade do Rio, agradeceu a corporação pelas escoltas nos coletivos.
Nesta quarta-feira (30), um suspeito morreu e outros cinco foram detidos em confronto com a Polícia Militar. Além disso, sete fuzis, duas pistolas, carregadores e munições foram apreendidos. O governador do Rio, Cláudio Castro, chegou a defender uma maior fiscalização nas fronteiras e divisas do país após a ação.
Segundo Castro, mais de 500 fuzis foram apreendidos no Rio de Janeiro em menos de um ano. Para a porta-voz da PM, Cláudia Moraes, a quantidade de fuzis apreendidos demonstra uma grande circulação dessas armas e um grande acesso a esses armamentos por parte das facções criminosas.
Ao longo da última semana, a Polícia Militar atuou ainda nas Comunidades Tijuquinha, do Morro do Banco e do Sítio do Pai João, que também interligam a região.