Planejamento para Réveillon de Copacabana vai ser divulgado nesta segunda-feira

Segundo a Polícia Militar, o público estimado para o evento é de dois milhões de pessoas

Por Isabele Rangel

A festa para a entrada de 2023 na Princesinha do Mar terá dois palcos
André Arruda/Riotur

A Prefeitura do Rio de Janeiro divulga na manhã desta segunda-feira (26), os detalhes do planejamento operacional para o Réveillon mais famoso do Brasil, em Copacabana. Segundo a Polícia Militar, o público estimado para o evento é de dois milhões de pessoas, que vão acompanhar 12 minutos de queima de fogos, tempo um pouco menor que nos outros anos. 

A festa para a entrada de 2023 na Princesinha do Mar terá dois palcos: o Copacabana, localizado em frente ao Copacabana Palace, terá como atrações Zeca Pagodinho, Iza, Alexandre Pires, a bateria da Grande Rio e DJs. Já o Palco Carioca, que ficará na altura da Rua Santa Clara, vai contar com apresentações de Mart'nália, Bala Desejo, Gilsons, a bateria da Beija-Flor, Djs e Preta Gil.

O planejamento operacional da Polícia Militar para festa prevê 16 pontos de revista, com utilização de grades de proteção. Quem já passou a virada do ano no Rio sabe que isso é uma novidade. Geralmente, não há grades cercado o público em geral. 

A utilização de grades de proteção ao longo das ruas que dão acesso à orla criará um cinturão de monitoramento no perímetro. A estratégia já foi utilizada no Carnaval de 2020 na região central. 

Em cada um desses locais de revista, haverá 15 policiais com detectores de metais para coibir o acesso de pessoas com armas de fogo e armas brancas.

Também haverá cinco tendas em pontos estratégicos na faixa de areia e 30 torres de observação com canhões de luz, que vão ser usados, em especial, próximos à água. É nessa região que bandidos costumam agir na hora da virada do ano, roubando celulares de pessoas que tentaram registrar a queima de fogos. Também serão usados quadriciclos, para tornar o deslocamento dos policiais mais rápido. 

Sessenta e quatro veículos estarão espalhados pelo bairro e haverá ainda oito cabines, fora o policiamento a pé. 

Segundo a PM, o policiamento do réveillon em Copacabana vai servir como teste para o projeto experimental de georreferenciamento das equipes, por meio de um GPS acoplado às câmeras portáteis. O esquema de segurança conta ainda com apoio de imagens geradas por helicópteros e drones. 

Além dos bloqueios de segurança, também estão previstos 13 pontos de interdição do trânsito. A gente lembra que o melhor é sempre preferir o transporte público para chegar a Copacabana. 

O MetrôRio realiza a partir de segunda-feira (26), a venda exclusiva de cartões especiais para o Réveillon 2023, na bilheteria especial da estação Carioca/Centro, das 10 às 21 horas. Só poderão embarcar no sistema na noite do dia 31, os passageiros que tiverem o cartão especial do metrô. As vendas serão encerradas às 19 horas do dia 31 ou antes, caso se esgotem os cartões.

O cartão de ida e volta é vendido por R$ 13,00. Já os cartões somente de ida ou só de volta custarão R$ 6,50, o mesmo valor da tarifa do MetrôRio.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.