PIB do país cresce em 1% no primeiro trimestre deste ano

Dados são em comparação com o trimestre anterior e a soma dos bens e serviços produzidos ultrapassa os R$ 2 trilhões

Priscila Xavier

Novo relatório do IBGE mostra aumento no PIB Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Novo relatório do IBGE mostra aumento no PIB
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Produto Interno Bruto do país cresce 1% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com os três meses anteriores e registra o terceiro resultado positivo nesse tipo de confronto. A soma dos bens e serviços produzidos no Brasil chegou a R$ 2 trilhões e 249 bilhões de reais.

No entanto, os dados do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, divulgados nesta quinta-feira (2), pelo IBGE, mostram que mesmo acima do patamar registrado no período pré-pandemia, o PIB ainda está 1,7% abaixo do ponto mais alto da atividade econômica do país, registrado no primeiro trimestre de 2014.

O setor de serviços foi o que mais puxou a alta econômica, representando 70% do PIB do brasileiro. De acordo com a colunista de economia da BandNews FM, Juliana Rosa, por causa da melhora do cenário da pandemia, houve um aumento do consumo da população.

Apesar do aumento do consumo, a alta no custo de materiais prejudica lojistas, como a Erica Santos, dona de uma confeitaria na Baixada Fluminense.

A agropecuária recuou quase 1%, influenciada, principalmente, pela estiagem no Sul do país. Além desse setor, o de Indústrias Extrativas também teve queda, por causada produção de minério de ferro. Já o consumo das famílias cresceu 0,7% no primeiro trimestre, enquanto o do governo ficou estável.

Mais notícias

Carregar mais