Um homem é preso no Recreio, na Zona Oeste do Rio, durante operação da Polícia Federal contra um grupo suspeito de cometer fraudes bancárias. De acordo com as investigações, a quadrilha teria movimentado mais de R$ 50 milhões em dois anos com o esquema.
A OperaçãoToken Free, realizada nesta quinta-feira, teve como objetivo cumprir seis mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão. Outro alvo da ação da PF foi encontrado em São Paulo. Os agentes ainda apreenderam três veículos de luxo, documentos e computares.
As investigações, que tiveram início a partir de informações da Centralizadora de Segurança da Caixa, apontam que a organização criminosa praticava golpes por aplicativo de mensagens instantâneas e contra a previdência social.
Os crimes começavam com o furto de tokens de funcionários da CAIXA. Em seguida, os criminosos acessavam os sistemas bancários e autorizavam transações e saques em caixas automáticos.
Ainda segundo as investigações, os criminosos se encontravam sempre em endereços diferentes para acessar o sistema e praticar a fraude. Para isso, alugavam salas comerciais alugadas que serviam como escritórios temporários da quadrilha.